Lombardia: Martin ganha, Costa pódio histórico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lombardia: Martin ganha, Costa pódio histórico

Mensagem por Tiago Ferreira em Seg 6 Out 2014 - 10:02

Irlandês atacou com a meta à vista e surpreendeu um grupo onde vinha Rui Costa (Lampre-Merida). É o segundo Monumento para Dan Martin (Garmin-Sharp) após a Liège de 2013. Já o poveiro fez história: nunca um português tinha feito pódio num dos cinco Monumentos do ciclismo!
Esteve para ser o dia de Rui Costa, mas o líder da Lampre-Merida foi surpreendido nos últimos 500 600 metros por um ataque de Daniel Martin (Garmin-Sharp). O poveiro fez tudo bem: esteve com os melhores até à subida final, aguentou o pavé de Bergamo, controlou na descida final os rivais e colocou-se em posição de lutar pelo primeiro Monumento da carreira... mas a chico-espertice de Martin arrasou os demais candidatos.

As hostilidades foram abertas por Tim Wellens a 4 km do final. O ataque do belga alertou os favoritos, que se juntaram na subida final e juntos fizeram o que restava da corrida italiana. Nos 2,5 km finais as mexidas da BMC (que levava Samuel Sanchez e Philippe Gilbert no grupo) selecionaram a elite e deixaram em posição perfeita Alejandro Valverde (Movistar), Tim Wellens (Lotto), Michael Alnasini (Orica), Joaquín Rodríguez (Katusha) e Fabio Aru (Astana). Percebeu-se que o vencedor sairia daqui e Valverde – pela ponta final – era favorito; havia que atacar e Dan Martin foi o mais rápido no gatilho, atirando primeiro e chegando à meta com escassos metros sobre o espanhol da Movistar e com Rui Costa a fechar o pódio.

Para o irlandês é o segundo Monumento da carreira, já que ganhou a Liège em 2013, enquanto para Rui Costa fica a satisfação de obter a melhor classificação de sempre de um português nos chamados cinco Monumentos do ciclismo – Milão-Sanremo, Liège-Bastogne-Liège, Tour de Flandres, Paris-Roubaix e Lombardia.

RANKING COM NOVO LÍDER E A MALDIÇAO DO ARCO-ÍRIS

Para o novo campeão do mundo de estrada a Lombardia guardou uma recordação nada boa. Michal Kwiatkowski (Omega) teve problemas musculares já dentro dos 15 km finais e abriu para o lado; já o medalha de bronze no contrarrelógio, Tom Dumoulin (Giant), caiu mais ou menos na mesma altura.

Quanto ao ranking WorldTour houve mudanças; Alberto Contador perdeu a liderança para Valverde, que soma 686 pontos contra 620 do Pistolero. Já Rui Costa praticamente garante que vai finalizar o ano no Top 5 mundial (algo que nunca fez) e por agora é 4º com 398 pontos após ultrapassar Nibali. Quanto aos demais lusos em prova, Sérgio Paulinho esteve em destaque durante o dia, fazendo parte de uma fuga de 11 homens que só foi neutralizada a cerca de 40 km para a meta.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Daniel Martin (Irl) Garmin Sharp 6:25:33
2 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:00:01
3 Rui Costa (Por) Lampre-Merida
4 Tim Wellens (Bel) Lotto Belisol
5 Samuel Sanchez (Spa) BMC Racing Team
6 Michael Albasini (Swi) Orica Greenedge
7 Philippe Gilbert (Bel) BMC Racing Team
8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha
9 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team
10 Rinaldo Nocentini (Ita) AG2R La Mondiale 0:00:14

avatar
Tiago Ferreira
Admin

Mensagens : 412
Data de inscrição : 09/09/2014
Idade : 36
Localização : Lemenhe City

Ver perfil do usuário http://aventuraradical.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum