Voigt tenta o recorde da hora no Eurosport

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Voigt tenta o recorde da hora no Eurosport

Mensagem por Tiago Ferreira em Qua 10 Set 2014 - 14:42

" />
Dia 18 de setembro Jens Voigt tentará bater o recorde da hora, no Velodrome Suisse, em Grenchen, na Suíça. O Eurosport transmite o evento em direto, mas primeiro colocamos esta variante do ciclismo em contexto recordando o essencial sobre o recorda da hora, ao qual se associaram nomes como Henri Desgrange, Eddy Merckx e Miguel Indurain.

Uma super geração de contrarrelogistas, o interesse das marcas e a iniciativa da União Ciclista Internacional (UCI) em tornar claras as regras do jogo reativaram o interesse do ciclismo pelo recorde da hora.
O objetivo é simples: pedalar o maior número de quilómetros durante 60 minutos, utilizando uma bicicleta convencional, semelhante às que são usadas nas provas de perseguição em pista.
Desde 2000 que a UCI tem vindo a apertar as normas, isto depois de uma série de quebras do recorde com recurso a bicicletas tecnologicamente muito à frente do seu tempo, casos da "Espada" (da Pinarello) desenhada para Miguel Indurain em 1994 ou a "Old Faithful" do escocês Graeme Obree, que no mesmo ano bateu a marca do espanhol com uma bicicleta que o próprio Obree desenvolveu inspirando-se no movimento de rotação de uma máquina de lavar.
Vivia-se em meados dos 90 um frenesim com o recorde da hora. Além de Indurain e de Obree, outros protagonistas como Chris Boardman e Tony Rominger marcaram a época. O apogeu aconteceu em 1994, quando entre abril e novembro a marca foi melhorada quatro vezes no velódromo de Bordéus (França), até aos 55,291 km de Rominger. Sob o pretexto de privilegiar a qualidade do atleta em detrimento da tecnologia de ponta do material, a UCI não homologou estas marcas por terem sido obtidas em bicicletas modificadas.

CANCELLARA REATIVA O INTERESSE
Depois do esquecimento em que caiu esta vertente icónica do ciclismo, foi preciso esperar até 2013 para se voltar a falar a sério do recorde da hora. Bastou Fabian Cancellara anunciar a intenção de o bater para Tony Martin e Bradley Wiggins também mostrarem interesse.
Curiosamente não será nenhum dos três a dar a primeira pedalada, já que Jens Voigt vai no dia 18 de setembro tentar bater os 49.700 km que o checo Ondrej Sosenka - um ciclista que como tantos outros passou no pelotão sem deixar marca - registou em 2005 e que ainda hoje são recorde do mundo.
No ano em que encerra a carreira de profissional faz sentido que seja um embaixador do ciclismo como Jens Voigt a fazer o mundo despertar para o recorde da hora. Para trás há muito ficaram as tentativas de gente ilustre como Henri Desgrange (fundador do Tour de France) e de Eddy Merckx (considerado por muitos o melhor corredor de todos os tempos).

DATAS MARCANTES DO RECORDE DA HORA
1876 (1ª tentativa) | Frank Dodds | 26.508 km
1893 (1ª tentativa oficial) | Henri Desgrange | 35.325 km
1898 | Willie Hamilton | 40.781 km
1935 | Giuseppe Olmo | 45.090 km
1972 | Eddy Merckx | 49.431 km
2000 | Chris Boardman | 49.441 km
2005 | Ondrej Sosenka | 49.700km

http://tv.eurosport.pt/ciclismo/storynews_sto4394524.shtml" />
avatar
Tiago Ferreira
Admin

Mensagens : 412
Data de inscrição : 09/09/2014
Idade : 36
Localização : Lemenhe City

Ver perfil do usuário http://aventuraradical.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum