Tour revolucionário só com 14 kms de C/RI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tour revolucionário só com 14 kms de C/RI

Mensagem por Tiago Ferreira em Qui 23 Out 2014 - 9:15

Desde 1947 que o Tour não apresentava um percurso tão revolucionário, privilegiando os grandes trepadores, que terão oportunidade para discutir, na ultima semana, o triunfo na maior prova do mundo.

A revolução passa pela existência de um C/RI de 13,7 kms e um C/R por equipas de 28, e basta que o Tour , este ano, é para ser discutido na estrada, em confronto direto, e sem o handicap que uma prova de contrarrelógio longa concede aos especialistas. Um outro ponto importante é o retorno às bonificações, mas apenas nas etapas planas, um prémio para os sprinters, e para facilitar uma mudança de camisola amarela com mais frequência.

[img][/img]

Trata-se, pois de uma prova mais dura, porventura mais seletiva e, certamente mais competitiva. Etapas longas, só duas, com mais de 200 kms, é sempre inevitável que tal ocorra, e um outro ponto visível , mas mais no mapa, que anexamos , é que o Tour, apesar dos seus 21 dias, está dividido em duas partes de França, no norte e no sul , com o meio sem uma única etapa. A penúltima tirada termina no Alpe d’ Huez e os ciclistas terão, depois, uma longa neutralização até Sévres, de onde partirão para Paris. No total são oito as chegadas em alto, quase um terço do total.

Tal como no ano passado, a mundialização do Tour, ultrapassa mais uma vez as fronteiras gaulesas, para começar em Utrech, na Holanda, onde se esperam enchentes nas bermas da estrada, em tudo semelhantes ao êxito deste ano, quando o Tour começou no Yorkshire.

Dos nomes mais sonantes, Froome já mostrou o seu desagrado com o percurso e, diplomaticamente, foi dizendo que está a pensar em preparar-se para participar em dois grandes Tours, ou seja o Giro, que terá um C/R bastante longo e logo, um percurso mais de acordo com as suas caraterísticas, e a Vuelta.

Um desabafo, ou um recado, ou a preparação de uma jogada da Sky, Bakala e Tinkoff, que pretendem reaver alguns dos direitos de imagem da prova, pertença do ASO, que recebe milhões e distribui tostões pelas equipas.

Na primeira semana de prova, duas chegadas espetaculares prenderão a atenção dos espetadores. A chegada ao Mur de Huy ( local da chegada da Fléche Wallone) e a chegada no Mur de Bretagne, mas o espetáculo maior está marcado para a ultima semana, quando os ciclistas acusam grande cansaço, e os bons ciclistas começam a fazer cada vez mais diferenças. Nos Alpes o regresso a Pra Loup, onde Thevenet se descartou de Merckx, e a penúltima etapa a terminar em Alpe d’ Huez irá colar os espetadores ao televisor.

Um ponto que divide opiniões, mas que a organização não prescinde, é a travessia mais uma vez de uma série de tramos de pavês, na quarta etapa, que termina em Cambrai, e que bem pode afastar algum favorito.

Quintana e Contador têm um percurso duro para se digladiarem, um percurso acessível também a Nibali, e destinado a grandes campeões, e com um total de 26 contagens do Prémio de Montanha.

Etapas:

1. Utrecht – Utrecht (13,7 km, CRI)
2. Utrecht – Détroit de Zélande (166 km)
3. Anvers – Huy (154 km)
4. Seraing – Cambrai (221 km)
5. Arras – Amiens (189 km)
6. Abbeville – Le Havre (191 km)
7. Livarot – Fougères (190 km)
8. Rennes – Mûr-de-Bretagne (179 km)
9. Vannes – Plumelec (28 km, C(R equipas)
Dia de repouso em Pau
10. Tarbes – La Pierre-Saint-Martin (167 km)
11. Pau – Cauterets (188 km)
12. Lannemazan – Plateau de Beille (195 km)
13. Muret – Rodez (200 km)
14. Rodez – Mende (178 km)
15. Mende – Valence (182 km)
16. Bourg-de-Péage – Gap (201 km)
Dia de repouso em Gap
17. Digne-les-Bains – Pra-Loup (161 km)
18. Gap – Saint-Jean-de-Maurienne (185 km)
19. Saint-Jean-de-Maurienne – La Toussuire (138 km)
20. Modane – L’Alpe d’Huez (110 km)
21. Sèvres – Paris Champs-Elysées (107 km)

avatar
Tiago Ferreira
Admin

Mensagens : 412
Data de inscrição : 09/09/2014
Idade : 36
Localização : Lemenhe City

Ver perfil do usuário http://aventuraradical.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum